Noiva

Como escolher o Buffet de casamento perfeito

A comida é um dos grandes destaques do casamento para a maioria dos convidados. Então, você não vai querer decepcionar ninguém, não é mesmo? Reduza rapidamente suas dúvidas e aproveite nosso guia de como escolher o buffet de casamento perfeito.

Para avançar nesse assunto você já deverá ter seguidos essas dicas que deixamos para você no nosso guia, caso não tenha visto, clica nos links e atualiza o seu passo a passo.

Então, considerando que você já cumpriu as etapas anteriores, a próxima dica é

Contrate o serviço de Buffet com antecedência

Um casamento bem planejado precisa de tempo, quanto antes você fechar com os fornecedores melhor para o casal. Assim você pode contratar os melhores fornecedores e decidir todos os detalhes com antecedência. Outra vantagem é poder parcelar o serviço em até 30 dias antes da realização do evento.

Jantar de Recepção em Estilo Buffet

Buffets de casamento incluem uma variedade de itens de menu espalhados em longas mesas de self-service ou estações de serviço. Essa configuração permite que seus convidados se aproximem livremente dos alimentos de sua escolha e depois voltem a suas acomodações tranquilamente. Também dá uma sensação descontraída à sua recepção com mais tempo de convívio.

Prós

  • Você precisa empregar menos servidores que podem minimizar os custos de mão de obra. Cada estação ou mesa geralmente terá um membro da equipe por trás para distribuir as porções apropriadas (e também fornecer qualquer informação sobre alergia). No entanto, é uma boa ideia servir aperitivos nas mesas antes de um jantar oficial. Portanto, você ainda precisará de um punhado de garçons para isso.
  • Como dissemos, os jantares em estilo buffet são ideais para os convidados com dietas restritivas.

Contras

  • Longas filas podem se formar. Para manter as coisas funcionando sem problemas, talvez seja necessário trabalhar com seu fornecedor para criar uma estratégia que reduza o tempo de espera ao mínimo.
  • Os convidados se servem e carregam sua própria comida da estação para a mesa. Depois de algumas bebidas, isso pode ser menos gracioso do que você esperava.
  • Buffets também exigem muita comida. Se você não tiver atendentes em todas as estações, os hóspedes serão deixados por conta própria e certos pratos favoritos podem acabar mais rápidos do que outros. Portanto, você precisará levar em conta as escolhas populares para evitar decepcionar os hóspedes no final da fila.

Jantar de Recepção em Estilo Familiar

Jantar em estilo familiar é exatamente o que parece – imagine jantar com sua família. Grandes travessas de comida são trazidas à mesa para serem distribuídas. Os convidados se servem e os garçons trazem e retiram os pratos, conforme necessário.

Prós

  • Os hóspedes podem encher seus pratos e comer o quanto quiserem.
  • Você precisa de menos funcionários, pois os pratos geralmente são trazidos em massa para todas as mesas de uma só vez.
  • Esta é uma opção fácil e sem estresse. Os convidados estão sentados e se servindo. Eles podem se misturar e você, como casal, pode relaxar e desfrutar da sua refeição.

Contras

  • Considere o tamanho de suas peças centrais. O jantar em estilo familiar exige que a sala deixe muitos pratos grandes nas mesas.
  • Este estilo pode ficar caro. Seu fornecedor terá que aumentar as quantidades de alimentos para garantir que nada acabe.

Que tipo de comida você quer servir?

Agora que você sabe como quer que sua comida seja servida, você precisa decidir que tipo de comida quer servir. Estamos no acampamento que diz que você deve servir a comida que deseja servir no seu casamento. No entanto, há algumas considerações a serem feitas.

  • Seus convidados. Você e seu parceiro não serão os únicos jantando em sua recepção, por isso é importante considerar seus convidados. Por exemplo, enquanto vocês podem ser fanáticos por sushi, a maioria dos seus convidados pode não se sentir tão apaixonada por frutos do mar. Esteja atento às preferências alimentares gerais.
  • Seu estilo de jantar. A maioria dos tipos de comida se encaixa com uma variedade de estilos de jantar. No entanto, é inteligente pensar em quem servirá a comida – funcionários ou convidados. Se você estiver fazendo um banquete italiano, por exemplo, as estações de autoatendimento podem ser uma receita para desastres manchados de molho.
  • Seu tema ou a temporada. Se houver um traço comum na maior parte do seu casamento – seja um tema definido real ou um toque de sazonalidade – incorpore isso às suas opções de comida. Você terá pratos saborosos que também complementem sua celebração.

Essas considerações devem ajudá-lo a restringir a busca pela empresa de buffet perfeita. Agora você pode procurar os fornecedores que se especializam na comida e no estilo de servir que você preferir.

Como faço para encontrar meu fornecedor de casamento?

Existem algumas maneiras diferentes de encontrar o seu fornecedor ideal. Primeiro, pergunte no local do seu casamento. Eles podem não exigir uma empresa específica, mas provavelmente terão muitas recomendações para você. Tanto melhor se for um local que já recebeu muitos casamentos. Eles podem até ter relacionamentos com empresas de buffet que podem facilitar sua vida.

Não esqueça o boca a boca também, especialmente se vier de amigos ou familiares. Pergunte aos seus entes queridos sobre os fornecedores que eles gostaram ou, se você participou de um casamento recentemente com comida incrível, pergunte ao casal quem eles contrataram.

Claro, a internet também está à sua disposição. Algumas palavras-chave, por exemplo: localização, tipo de serviço, gênero de comida – pode conectar você a muitos fornecedores de casamento respeitáveis.

Seja qual for o caminho que você tomar, leia comentários recentes ou converse com pessoas que usaram cada serviço. Algumas informações privilegiadas ajudarão você a pular reuniões desnecessárias.

Reunião com fornecedores de casamento

Esses encontros são como os primeiros encontros. Você está se conhecendo e descobrindo se eles se encaixam em sua visão. Seja por telefone, e-mail ou pessoalmente, é a chance do representante obter o máximo de informações possível para preparar uma proposta. É também a sua oportunidade de ver tudo o que o fornecedor tem para oferecer.

Antes de se encontrarem, reúna um pouco mais de informações. Certifique-se de ter as  seguintes informações antes de sua ligação ou reunião presencial.

  • Data do casamento
  • Número aproximado de funcionários
  • Orçamento
  • Requisitos ou políticas do local
  • Preferências alimentares

O que perguntas numa reunião de buffet

Para garantir que você receba as informações mais precisas e úteis, veja algumas perguntas para orientar suas conversas.

  • Você está disponível na data do meu casamento?
  • Você está trabalhando em algum outro evento naquele dia? (Isso não é um problema, mas é uma boa informação para garantir que sua recepção seja totalmente tratada.)
  • Você já atendeu eventos nesse local antes?
  • Você oferece serviço completo? (Serviço completo significa que o fornecedor lida com as comodidades, desde a configuração da mesa até a limpeza. O que está incluído varia entre fornecedores e pacotes.)
  • Você fornece garçons? Como estarão vestidos?
  • Você serve álcool? Quais são os seus pacotes de bar?
  • Você é licenciado? Você tem seguro de responsabilidade civil de bebidas? (Se eles estão fornecendo álcool.)
  • O que está incluído em suas taxas? (Muitas coisas podem ou não estar incluídas na taxa inicial do seu fornecedor. Algumas coisas a serem verificadas: impostos, gorjetas, taxas de serviço e taxas de corte de bolo.)
  • Você oferece degustações antes de ser contratado? Como ocorrem e quanto custam?
  • Quem vai supervisionar a refeição no dia?
  • Quando você precisa de opções de menu finalizadas?

Essas informações ajudarão você a se alinhar às expectativas e obter propostas precisas que você pode usar para comparar suas principais opções. Isso também ajudará você a evitar gastar muito tempo com fornecedores que simplesmente não funcionam com seu orçamento e necessidades.

Não deixe de entrar no nosso grupo no Telegram para fazer o download desse checklist 

Degustações de buffet de casamento

Após restringir suas opções de buffet para três ou quatro opções, recomendamos agendar degustações. A comida, afinal, vai falar por si.

As políticas diferem entre as empresas – nem todos os fornecedores oferecem degustações convencionais gratuitas. Alguns realmente exigirão que você contrate a empresa antes de poder provar a comida.

Se você não puder configurar uma degustação padrão gratuita com suas opções de bufê, existem algumas maneiras de contornar isso. Verifique se a empresa participa de feiras ou eventos similares. Você estará pagando uma taxa de participação, mas confie em nós, vale a pena.

Se o fornecedor tiver um restaurante, simplesmente vá comer lá. Ligue com antecedência para informar à gerência que você está interessado em contratar o serviço de buffet – o chef pode enviar algumas recomendações ou pratos do seu jeito.

Se você ficar realmente satisfeito com a experiência, considere realizar uma recepção de casamento no restaurante.

Por outro lado, muitos fornecedores oferecem degustações por uma taxa. Esta taxa vai para os ingredientes, preparação e consulta necessária. Se estiver disposto a pagar, normalmente você pode discutir quais pratos (e quantos) gostaria de experimentar. No entanto, se a sua degustação estiver incluída no serviço, prepare-se para escolher primeiro um menu pré-selecionado.

Hora de assinar

Tudo combinado, agora é só assinar a papelada? Não tenha tenta pressa! Leia o contrato com atenção inclusive as letras pequenas. Esteja certo que o que foi combinado na reunião está claramente redigido no acordo e quais os serviços realmente estarão disponíveis no dia do evento. 

Inclusive, é importante que você se certifique, se o local oferece gerador de energia, caso a energia acabe a sua festa não pode parar.

Agora sim! Você escolheu o seu fornecedor, passou por degustações, elaborou um menu e conferiu todas as taxas e serviços. Agora você está pronto para assinar um contrato! 

Esteja ciente de quaisquer prazos para ajustar ou alterar os itens do menu. A partir daí, simplesmente bon appétit.

Via